Inscreva-se aqui e receba nossas notícias por e-mail.

Política

 
 
Corrupção
Fonte: Redação Web News Sul.

 

A corrupção é tratada atualmente na literatura acadêmica de forma superficial, quando é tratada. Os estudos sobre os impactos da corrupção na economia do país ainda são muito raros, principalmente no que se refere ao recente caso da Operação Lava Jato, a qual, dentre outros, investigam políticos do PT. A corrupção no Brasil era uma “graxa” que lubrificava a economia, porém, com o tempo, percebeu-se que ela trazia prejuízos para a eficiência econômica.

Não há uma correlação efetiva entre a corrupção existente no Brasil e sua percepção pela população. Segundo o último Índice de Percepção de Corrupção publicado em 2014, a Dinamarca está em primeiro lugar como o país MENOS corrupto do mundo. O Brasil está na posição 69. Nesse índice, quanto maior a distância do primeiro colocado, maior a corrupção naquele país. Mas, a quem interessa esse ranking de percepções de corrupção?

A USAID (agência do Governo dos EUA que trabalha para acabar com a pobreza extrema global) presta ajuda a outros países levando em consideração a percepção de corrupção desses. Como a principal correlação estatística que se observa entre índices de percepção de corrupção e outros indicadores diz respeito ao PIB per capita, isso significa que os países mais pobres são aqueles que sofrerão com tal critério, quando, na verdade, deveria ocorrer o contrário. Quanto mais pobre o país, maior a quantidade de recurso que ele deveria receber. Há aí um equívoco na forma de calcular e tomar decisões em relação às doações.

O governo Dilma vem utilizando a propaganda como estratégia de combate a corrupção, o que não vem dando muito certo, afinal, por questões histórico-culturais, o brasileiro é corrupto. A cola escolar e a mentira, por exemplo, são atos de corrupção, tão quanto às fraudes tributárias e os direcionamentos de licitações públicas. O fato dos meios de comunicação em massa estar noticiando cotidianamente casos de corrupção, isso, necessariamente, não significa que a corrupção no país está aumentando, e sim um melhor funcionamento dos mecanismos de controle.

  No Brasil, praticamente toda pesquisa que se faz leva a conclusão de que a corrupção está piorando. O Barômetro Global da Corrupção 2013 apontou que a instituição considerada mais corrupta no país foi o Partido Político, e a menos corrupta a Militar. Para não finalizar e, a partir dessa afirmação apontada na pesquisa, apesar de hoje ser considerado ilegal no Brasil, “transportar” o passado militar para o presente não seria a maneira mais eficaz de exterminar com a corrupção?

 

JEAN LUCAS VINHAS MEDEIROS

 

Especializando em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - Uesc, Ilhéus, Bahia. Graduado em Geografia Licenciatura pela Uesc. Graduando em Geografia Bacharelado pela Uesc. Voluntário PET (Programa de Educação Tutorial) - PET Solos: agregando saberes. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia física, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência do solo, avaliação de livro didático, bacia de drenagem, sistemas de informações geográficas e habilidades e competências do geógrafo. Contato: Facebook: www.facebook.com/jeanlucasvinhas / E-mail: jeanlucasvinhas@hotmail.com / Celular: Tim - (73) 9150-3549 (Whatsapp) e Claro - (73) 8124-2380.

 

 

  www.radios.com.br

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player