Inscreva-se aqui e receba nossas notícias por e-mail.

Ponto de Vista

 
 
SOCIEDADE ITAJUIPENSE CHAMA PARA SI A RESPONSABILIDADE DE SALVAR NOSSO HOSPITAL!
Por: Luiz Carlos*

1

Mesmo sem ter acesso a ABSOLUTAMENTE NENHUMA DOCUMENTAÇÃO QUE CONFIRME A CRISE DA INSTITUIÇÃO, a sociedade começa a se movimentar para tentar manter esta casa aberta.

A falta de médicos plantonistas é fato corrente. Já passamos mais de 15 dias sem médicos de plantão 24 horas. Hoje estamos com médicos de plantão de 12 horas no turno noturno.

Não adianta procurar culpados, precisamos procurar soluções. Não resolveremos o problema olhando para trás como se lá estivesse a solução. Lá está o início dos problemas. Então vamos olhar para frente.

A sociedade através dos seus vereadores, já manteve conversas com a direção do hospital. Não apresentaram soluções, nem podiam, nenhum documento foi apresentado para que os edis pudessem tomar como referência e dali encaminhar sugestões.

No domingo passado(29/01/2017), a Deputada Estadual Maria Del Carmem, esteve no município a convite de vereadores e fez uma visita ao hospital. Antes foi realizada uma reunião prévia na Câmara de vereadores com a nobre parlamentar sobre o hospital.

A visita foi elucidativa, vimos "in loco", que os repasses não são os únicos problemas do hospital. Muita coisa precisa ser transformada e adequada.

Tivemos o compromisso da deputada de estar com o mandato à disposição da comunidade, não existe solução por milagre, mas existe possibilidades concretas de soluções.

É mais uma parceira nessa luta. Ficou claro que o hospital não sairá dessa crise sem muita ajuda, esforço e compreensão das problemáticas.

Na oportunidade também estivemos com o prefeito municipal que foi TAXATIVO EM AFIRMAR que: "JÁ ESTÁ PROVADO QUE SÓ OS REPASSES NÃO IRÃO RESOLVER OS PROBLEMAS DO HOSPITAL. TANTO QUE ELES FORAM FEITOS AO LONGO DE ANOS E A CRISE CONTINUOU".

Isso significa em poucas palavras que a prefeitura busca mais que repasses, busca encontrar uma solução definitiva para o hospital.

O grande problema é que não podemos esperar essa solução definitiva e ficar sem médicos até que ela seja encontrada. É uma situação complexa.

O certo é que, do jeito que está não pode ficar. Temos que ter solução para os plantões e temos que ter solução para a continuidade de existência dessa casa de saúde que tanto já contribuiu para a saúde de Itajuípe e região.

Precisamos da mobilização social. Precisamos de TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO. Como podemos lutar por melhorias se nem UM DOCUMENTO É APRESENTADO?

A direção se comprometeu em realizar uma reunião de prestação de contas em janeiro/2017. Compromisso firmado com os associados na última reunião extraordinariamente convocada.

Janeiro acabou e a reunião não ocorreu.

O fato concreto é que não podemos continuar no impasse que estamos. Precisamos URGENTEMENTE de encaminhamentos.

2

*Prof. Luiz Carlos Araújo Ribeiro

Formado em geografia pela Universidade Católica do Salvador - UCSal. Professor efetivo da Rede estadual de Ensino e da Rede Municipal de Ensino(Itajuípe). Formador Regional do Programa Ciência na Escola, SEC/Ba.

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player