Rádio Transasul FM


Inscreva-se aqui e receba nossas notícias por e-mail.

Saúde

 
 
VAGAS PARA MÉDICOS AUMENTAM 105% NA BAHIA COM O ‘MÉDICOS PELO BRASIL’
Fonte: Bahia Noticias

e

O programa Médicos pelo Brasil, lançado na quinta-feira passada pelo Ministério da Saúde, ampliará em 105% as vagas disponibilizadas em municípios prioritários da Bahia, passando das atuais 821, do programa Mais Médicos, para 1.682.

A partir da nova configuração de distribuição dos médicos com custeio do Governo Federal, priorizando suprir a demanda em regiões carentes, as vagas previstas para médicos no estado chegam a 2.040 – pelo Mais Médicos eram 1.720.

“Cabe esclarecer que se trata de estimativa, uma vez que a distribuição de vagas leva em consideração a quantidade de equipes de Saúde da Família existentes em cada município, além das condicionantes sociais de cada localidade, como recebimento de benefícios sociais”, informa o ministério, segundo o qual a lista dos municípios prioritários ainda será divulgada.

Serão priorizados os municípios rurais remotos, rurais adjacentes e intermediários remotos, que concentram 3,4 mil cidades, e poderão incluir todas as equipes de Saúde da Família no Programa Médicos pelo Brasil.

Todas as Unidades de Saúde da Família ribeirinhas e fluviais e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) também serão considerados como prioritários. Segundo o ministério, em comunicado ao CORREIO, “o Governo Federal priorizará a participação de municípios em regiões carentes por meio do programa Médicos pelo Brasil”.

A estimativa é de que sejam disponibilizadas 18 mil vagas em todo o país 7 mil a mais que no Mais Médicos, “principalmente em municípios de difícil provimento, por serem longe dos centros urbanos, e em localidades vulneráveis”.

Para essas cidades de difícil provimento serão 13 mil vagas. No estado, segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) há cerca de 35 mil médicos. As informações são do Correio* Online.

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
mais notícias....