Rádio Transasul FM


Inscreva-se aqui e receba nossas notícias por e-mail.

Política

 
 
QUANDO UM PRESIDENTE NÃO LIDERA, CONGRESSO OCUPA ESPAÇO, DIZ FHC
Fonte: Uol

e

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que "falta comando" ao governo da presidente Dilma Rousseff e disse que, num cenário como esse, o Congresso tende a "ocupar espaço".

"Falta comando e ao mesmo tempo quem vai exercer comando não tem condições adequadas para isso, porque os partidos não estão organizados, como no parlamentarismo, pra constituir maiorias estáveis no Congresso", afirmou neste sábado (23), após fazer uma palestra para estudantes universitários em Brasília.

Em seguida, fez uma crítica direta à Dilma: "A presidente delegou negociação política ao vice-presidente [Michel Temer], que é do PMDB. E a negociação econômica ao [ministro da Fazenda, Joaquim] Levy, que é do mercado. Fica difícil saber como é que você vai compor esse quadro todo mais tarde".

O Palácio do Planalto e o Congresso tiveram atritos sucessivos desde o início do ano. As propostas que compõem o ajuste fiscal enfrentaram resistência de senadores e deputados da própria base do governo e forma modificadas ao longo da tramitação.

"Para fazer qualquer coisa, precisa de liderança. Ninguém muda nada sem liderança e o Congresso percebe isso logo, quem lidera e quem não lidera. E quando o presidente não lidera, o Congresso ocupa espaço", disse Fernando Henrique, ao comentar que hoje a relação entre congressistas e Executivo tem como foco obter "um pedaço do orçamento".

Cardoso foi questionado ainda sobre o corte de R$ 69,9 bilhões feito pelo governo no orçamento deste ano e argumentou que essa redução de despesas foi resultado da própria má gestão do atual governo. As informações são do Uol.

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
mais notícias....