Inscreva-se aqui e receba nossas notícias por e-mail.

Esporte

 
 
Após intervenção, Bahia viveu conquistas em todas as temporadas: 'Democracia fez bem'
Fonte: Bahia Noticias

e

Com o título do Campeonato Baiano no último domingo (8), o Bahia entrou no quinto ano seguido em que conquista algo importante na temporada. Coincidentemente, as comemorações consecutivas do Esquadrão começaram em 2014 após o processo de intervenção, iniciado no ano anterior, que trouxe a democracia para o clube. O primeiro caneco levantado foi o do estadual. No ano seguinte, o Tricolor revalidou o título do estado. Em 2016, o grito de campeão ficou preso na garganta, porém o time alcançou um objetivo tão importante quanto um campeonato estadual, que foi o acesso à Série A. No ano passado, o clube voltou a ser o maior da região ao levantar o caneco da Copa do Nordeste, torneio que não vencia desde 2002. Curiosamente esta foi a última vez que o time terminou no topo de uma competição antes de enfrentar um jejum de 10 anos.

 

"Por muitos anos se dizia no futebol brasileiro que democracia era um risco, que os sócios que elegem diretamente o presidente poderiam colocar o clube em risco por eleger alguém despreparado. O Bahia está mostrando que a história é o inverso. A democracia fez muito bem, tem reflexos na gestão, na qualidade dentro de campo, de forma que só nos resta reforçar a força democrática do clube e continuar trabalhando para que isso tenha reflexo em campo", afirmou o atual presidente Guilherme Bellintani, um dia após o 47° título estadual do Bahia, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Na temporada de 2018, o Bahia ainda disputa quatro competições. A equipe segue viva na Copa do Nordeste e vai encarar o Botafogo-PB pelas quartas de final do torneio. As datas das duas partidas ainda não foram definidas. Na última quarta-feira (11), o Esquadrão perdeu para o Blooming-BOL, por 1 a 0, no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana. O duelo de volta será no dia 8 de maio, uma terça, na Arena Fonte Nova. O time precisa vencer por dois gols de diferença para avançar de fase. Pela Copa do Brasil, o Bahia entrará na próxima etapa, as oitavas de final. O adversário sairá por sorteio, após a quarta fase, que deverá ser concluída no próximo dia 19. Já no Campeonato Brasileiro, o Tricolor faz a sua estreia neste domingo (15), às 16h, justamente contra o Internacional e no Beira-Rio. O adversário e o palco são os mesmos do bicampeonato brasileiro de 1988.

 

Democracia
A intervenção foi provocada por uma ação protocolada pelo ex-conselheiro do Bahia, Jorge Maia. Para ele, a reeleição de MGF, no ano de 2011, desrespeitava o estatuto. No dia 9 de julho de 2013, a desembargadora Lisbete Maria de Almeida julgou como improcedente a medida cautelar impetrada pelos advogados do então presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, que o mantinha no cargo desde março de 2012. O objetivo do mandatário era barrar a autorização de intervenção judicial no clube. A decisão da desembargadora afastava MGF do cargo. Ela nomeou o advogado Carlos Rátis como interventor do clube, junto com uma comissão formada por Cyrano Vianna, Danilo Tavares e Jaime Barreiros.

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
mais notícias....