Rádio Transasul FM


Inscreva-se aqui e receba nossas notícias por e-mail.

Saúde

 
 
Outubro Rosa: Hospital da Mulher reforça atendimento em SSA e leva unidade à RMS
Fonte: Bahia Noticias

e

O Hospital da Mulher promove, no próximo dia 20 de outubro, uma triagem para a realização de consultas de mastologia. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa. Durante todo o mês, serão realizadas ações educativas e de humanização sobre combate e prevenção ao câncer de mama.

 

A previsão é de que 250 mulheres sejam atendidas no dia, a partir das 7h. Outras 250 pacientes poderão agendar o serviço para consultas ainda nos meses de outubro e novembro. Para atendimento, é necessário apresentar RG, comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e requisição para consulta com mastologista ou ultrassonografia e mamografia.

 

Uma unidade móvel do Hospital da Mulher também reforçará a campanha. A partir do próximo dia 16, a ação estará em municípios da Região Metropolitana de Salvador. Entre os dias 16 e 19 de outubro, estará em Lauro de Freitas; de 22 a 25 de outubro, em Candeias; e, entre 29 de outubro e 1º de novembro, em Santo Amaro. O serviço será realizado diariamente, das 7h às 17h, com oferta de 160 preventivos e 70 mamografias. Para ser atendida, a paciente precisa ter entre 25 e 64 anos para a realização de preventivo e de 40 a 69 anos para a realização de mamografia. É necessário levar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. Os resultados dos exames serão entregues no prazo de 30 dias.

 

O coordenador do serviço de Mastologia do HM, o mastologista André Dias, destacou alguns cuidados que as mulheres devem adotar. “A prevenção primária do câncer de mama é aquela em que nós focamos na possibilidade do indivíduo evitar que surja a doença. E no caso de mama é possível fazer isso, já que existem alguns fatores que são modificáveis, como por exemplo hábitos de vida saudáveis, evitar a ingestão excessiva de carne vermelha, de gorduras saturadas e o uso de álcool. São fatores que previnem o surgimento e, além disso, a detecção precoce de determinados nódulos que venham a ser lesões precursoras do câncer”, afirmou.

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
mais notícias....