Rádio Transasul FM


Inscreva-se aqui e receba nossas notícias por e-mail.

Política

 
 
Situação de Emergência: Prefeitura de Itajuípe realiza força-tarefa para ajudar comunidades
Redação WebNewsSul

Desde o dia 05 de dezembro, Itajuípe tem vivido os efeitos da cheia do Rio Almada, ocasionada pelas fortes chuvas do início do mês de dezembro. Diante dos efeitos danosos à diversas comunidades, a Prefeitura decretou Edtado de Emergência através do Decreto 113/2018 e, desde então, tem estabelecido uma força-tarefa para atender as comunidades afetadas pelas águas do Rio Almada.

As Secretarias de Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Urbano, de Educação, Secretaria de Saúde, bem como a Secretaria de Administração, tem conjugado esforços para manter o apoio às comunidades atingidas. O atendimento de ocorrências via números de emergênca, a providência de materiais para reparos dos estragos causados pelas chuvas, disponibilização de escolas para acolher famílias desabrigadas, o acompanhamento das condições de saúde das comunidades e produção de alimentos pela Cantina Central, para distribuição junto às famílias afetadas, são apenas algumas das ações constantes realizadas pelas secretarias. Além dos esforços oficiais, voluntários tem se aliado à causa, auxiliando nas principais tarefas de distribuição de alimentos e na arrecadação de doações vindas da comunidade.

Dentre as comunidades mais atingidas, estão o Beira Rio, comunidade que margeia o rio Almada e que possui casas com fundações no leito do Rio; o bairro Acácio Almeida, que tem recebido especial atenção com o calçamento de diversas ruas há alguns meses, mas que mesmo assim sofreu com o alagamento das ruas mais baixas com o acúmulo de água das chuvas constantes. Além dos bairros da sede, os distritos sofreram com o alagamento de residências próximas ao rio bem como o desabamento de parte de duas residências, não resultando em vítimas fatais em nenhum dos casos, a desobstrução de pontes e reparos nas redes de esgotamento sanitário.

Diante do imenso problema social e natural causados pelos efeitos das fortes chuvas, a Prefeitura cancelou toda a programação para as festividades da semana da cidade, prevista para iniciar dia 06, permanecendo somente as solenidades oficiais do dia 12 de dezembro, dia da Emancipação Política de Itajuípe, no Paço Municipal. Além da cerimônia oficial, será inaugurada a Unidade de Saúde da Família do Bairro Santa Rita, um marco para a comunidade e para o município. Para o prefeito, Marcone Amaral, “este é o momento de voltar todas as atenções para aqueles que mais necessitam. Estamos totalmente dedicados a amenizar o sofrimento de nossos cidadãos mais humildes que sofreram diretamente com a cheia do Rio Almada”, declarou.

 

 

 

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
mais notícias....